Pesquisar este blog

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

A IMPACIÊNCIA DE JÓ

Já ouvi e li vários comentários sobre a paciência e as virtudes de Jó, todos eles com base nos dois primeiros capítulos do livro, porém, se fizermos uma leitura completa do livro de Jó vamos perceber logo no capítulo três que ele perdeu a paciência várias vezes:
  • Jó amaldiçoou o dia do seu nascimento - Cap. 3
  • Jó contende com Deus - Cap.7
  • Jó protesta contra a severidade de Deus - Cap.10
  • Jó se queixa do trato de Deus - Cap. 16
  • Jó nada mais espera desta vida - Cap. 17
  • Jó continua lamentando - Cap.19
  • Jó descreve a prosperidade dos perversos e sente-se injustiçado por Deus - Cap. 21
  • Jó deseja apresentar-se perante Deus para provar que Deus é injusto com ele - Cap. 23
  • Jó continua acusando Deus de injusto - Cap. 24
  • Jó lamenta a miséria em que caiu - Cap. 30
  • Jó continua lamentando com base na sua própria integridade e justiça - Cap. 31
  • Deus convence Jó de sua ignorância - Cap. 38
  • Somente quando Jó deixa de olhar para sua própria justiça e para de reclamar da sua miséria, é que ele consegue enxergar e compreender a Soberania e o Amor de Deus em todas as Suas obras!
NO QUE EU ACREDITO -  Acredito que Jó era um homem que possuía um caráter invejável, o próprio Deus afirmou que na terra não havia ninguém como ele, homem integro e reto, temente a Deus e que se desviava do mal. Se existia alguém que podia se gabar de ser uma pessoa boa e digna das bênçãos de Deus, esse alguém era Jó. Porém, Deus espera que tenhamos um relacionamento com Ele, não com base na nossa própria justiça, não com base naquilo que somos, mas com base naquilo que Ele é! Essa verdade Jó precisava descobrir, ele era um homem muito próspero, mas precisou se provado para aprender que tudo o que somos e o que temos tem como base a Soberania, o Amor e o Propósito de Deus, o Deus que cria, sustenta e governa todas as coisas. Quando lemos o livro todo, percebemos que todas as queixas e declarações de Jó acusando Deus de injusto, tinham como base a sua própria justiça, retidão e bondade. Ele não entendia como Deus podia permitir tamanha desgraça na vida de uma pessoa tão boa como ele e segue reclamando e argumentando o livro todo. Somente no final do livro, quando ele deixa de olhar pra si e olha para aquele que é o Senhor de tudo e todos, somente aí, seus olhos são iluminados e ele reconhece que sem a Graça, a Bondade e a Misericórdia de Deus, tudo o que ele é e possui não passa de trapos imundos. Somente quando ele abandona seus argumentos arrogantes, se arrepende e se humilha diante de Deus no pó e na cinza é que ele consegue enxergar o Amor de Pai e reconhecer que é por meio da Graça SOMENTE que podemos ser aceitos como Seus filhos e ter comunhão com Ele. Jó perdeu a paciência muitas vezes, porém, todas as circunstâncias em sua vida contribuíram para que ele conhecesse de fato o Amor de Deus, Sua Soberania e Sua Graça Maravilhosa!                                     Vidal  

Um comentário:

  1. "tudo o que somos e o que temos tem como base a Soberania, o Amor e o Propósito de Deus, o Deus que cria, sustenta e governa todas as coisas."
    Amém.. será preciso dizer + alguma coisa?
    desculpe a demora em vir aqui querido irmão..
    as coisas andam dificeis pra mim! + Gloria Deus por isso.. Eu estava revendo os comentarios do meu blog e vi o senhor com palavras tão lindas.. e nem se quer lhe resppondi, me perdoe.. as vezes coisas simples passam desapercebidas aos nossos olhos mais depois nos damos conta que são essas mesmas coisas que nos faz voltar-se cada vez mais pra Jesus são ações simples que penso eu deva chamar muito a atenção de Deus..
    um beijo, ou um -precisa de alguma coisa?
    -quer conversar? ou palavras de apoio as vezes é muito bom.
    Mais vim aqui agradecer seu imenso carinho para comigo e dizer que estou a disposição, o que precisar pode me procurar!
    Que o Senhor Jesus Cristo lhe abençoe cada vez mais o senhor e sua familia..
    na simplicidade é que Jesus habitava
    e é nessa simplicidade que quero viver também..
    ser o mais parecida com Jesus pode ser algo impossivel, mais nada é impossivel aquele que crer.. Estou seguindo estou aqui e vamos conseguir pela graça Divina!
    grande beijo!!!!!!! ;********~~

    ResponderExcluir