Pesquisar este blog

sexta-feira, 1 de julho de 2011

"AQUI E AGORA" - Parte III

A Humanidade se Escondendo

Como Adão e Eva reagiram depois de comer o fruto? Vamos novamente ler a narrativa como se a tinta ainda estivesse fresca na página: Os olhos dos dois se abriram, e perceberam que estavam nus; então juntaram folhas de figueira para cobrir-se. Ouvindo o homem e sua mulher os passos do SENHOR Deus que andava pelo jardim quando soprava a brisa do dia, esconderam-se da presença do SENHOR Deus entre as árvores do jardim. Mas o SENHOR Deus chamou o homem, perguntando: “Onde está você?” 


E ele respondeu: “Ouvi teus passos no jardim e fiquei com medo, porque estava nu; por isso me escondi”. (Gênesis 3:7-11) 


A primeira reação de Adão e Eva depois do pecado foi se esconder de Deus. O pecado deu a eles novos instintos, como autoconsciência, autopreservação e o medo da punição. Subitamente eles se sentiram muito separados de Deus. Então se esconderam—e a humanidade tem se escondido desde então. 

O homem e a mulher caídos sabiam, é claro, que se esconder de Deus em qualquer sentido físico era impossível, então rastejaram para fora da floresta e O encararam quando Ele chamou. Porém continuaram se escondendo. A diferença era que agora, ao invés de se refugiar atrás dos troncos das árvores mais grossas que podiam encontrar, eles se escondiam atrás de uma floresta de desculpas, troca de acusações e meias-verdades. 


No final, Deus não tinha outra escolha senão cumprir Sua palavra e dar aos primeiros humanos a independência e a separação pelas quais eles ansiavam. Agora, Ele Se escondeu deles. Anteriormente, eles haviam desfrutado de intimidade e amizade intactas com Ele. Esse relacionamento foi subitamente suspenso. A Árvore da Vida, cujo fruto poderia ter estendido a amizade pela eternidade, estava fora de suas vistas para sempre. 

Depois de uma geração, a raça humana era um desastre vivo e respirante. Assassinos geraram assassinos, e depois os assassinos se organizaram e começaram a construir as primeiras cidades e civilizações. Foi “nessa época”, segundo o Gênesis, que “se começou a invocar o nome do SENHOR” (Gênesis 4:26). O mundo ainda era jovem; Adão e Eva ainda viviam. Porém, como não era mais possível caminhar com Deus (literalmente) como faziam antes, a civilização criou um substituto: 

A religião. 

Desde esse dia, os humanos têm tentado manter os dois caminhos—apaziguar Deus por meio do serviço ritualizado e manter a independência Dele na prática. Esses objetivos parecem contraditórios. Mas a religião foi uma invenção genial, pois fez com que ambos os objetivos parecessem possíveis. Como? Dividindo a vida elegantemente em duas categorias distintas — a religiosa e a secular. A religiosa foi relegada a determinados dias e locais especiais, com determinados homens santos especializados para servir tanto como ligação quanto como amortecedor entre Deus e o homem. O lado secular da vida agora estava livre para receber a parte do leão da atenção do homem. 

A cultura humana se dispersou em centenas de direções diferentes depois da intervenção de Deus em Babel. Idiomas, alimentos, roupas e costumes se desenvolveram em uma diversidade surpreendente de modos. A religião se desenvolveu junto com eles. Não importa qual seja as aparências externas, certas constantes permaneceram em todas as nações, cruzando os oceanos e atravessando o globo. A religião ainda separa determinados locais, dias e pessoas como “mais sagrados” ou “mais especiais” que o restante. 


Trecho do Livro: "Aqui e Agora" extraído  do Site:  Igreja nos Lares

Nenhum comentário:

Postar um comentário